domingo, 7 de fevereiro de 2010

A natureza na cidade...

Nestes dias de calor intenso e enchentes, aproveitamos para lembrar a importância da vegetação urbana (espécies de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo). Entre outras funções, ela possui uma ação refrigeradora sobre o meio ambiente, proporcionando uma temperatura mais amena, alem de proteger da exposição direta ao sol. Também auxiliam na infiltração de água e no reabastecimento dos lençóis subterrâneos.

Devemos nos preocupar com o futuro de nossa cidade, que está crescendo num ritmo acelerado, com inúmeros loteamentos sendo implementados. Canoas está esgotando seus espaços livres e depois disso, creio, teremos um intenso crescimento vertical, que ainda é tímido no município. Preocupa a carência de áreas verdes para lazer, fato que deve ser levado em consideração por parte dos planejadores e administradores públicos que se preocupam com o futuro da cidade, principalmente nos bairros mais carentes (menores índices de área verde por habitante). E a qualidade de vida na cidade depende em grande parte da disponibilidade e a boa distribuição de áreas verdes, pois o contato da população com a natureza se restringe basicamente aos momentos de lazer.



Atualmente se fala muito nas árvores, em plantar árvores. Sabemos que na maioria das vezes é apenas marketing. Porém, a árvore pode ser o elo de ligação, o primeiro amor digamos, na relação com a natureza. Ao invés de dar um brinquedo caro, nada contra, porque não ajudar o filho a plantar uma árvore e delegar a responsabilidade de cuidá-la. “Adotar uma árvore” é uma forma criativa de ligar o homem à natureza, como parceiro e protetor.


Assim, se não mudarmos a relação que temos com a natureza, acabaremos num mar de cimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu... Comente o novo post.