quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pode não parecer, mas é um arroio...

Em nossa saída de campo ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, no dia 26 de setembro de 2009, tivemos a oportunidade de um breve contato com o arroio Dilúvio. Observamos, conversamos um pouco sobre o mesmo e tiramos algumas fotos.

O arroio Dilúvio, também conhecido como riacho Ipiranga, percorre uma extensão de 17,6 km da nascente, no município de Viamão, até sua foz no lago Guaíba, em Porto Alegre.

O seu leito original, antes de ser canalizado em um trecho do seu curso (Av. Ipiranga), corria no Centro da cidade pelas atuais Rua da República, João Alfredo, Décio Martins Costa, Travessa do Pesqueiro, entre outras. Desaguava perto do Gasômetro, passando embaixo da Ponte de Pedra.

Fonte: http://habitantesdoarroio.blogspot.com

No caminho ao Gasômetro, de dentro do ônibus, visualizamos a Ponte de Pedra... Atualmente, do arroio, sobrou apenas um pequeno lago.

Segundo o blog Habitantes do Arroio, “até a década de 50, o arroio Dilúvio apresentava águas limpas. Ganhou esse nome porque costumava invadir os bairros vizinhos, como Menino Deus e Cidade Baixa, em dias de chuva forte.”

Como podemos observar na visita, o despejo de lixo e esgoto cloacal sem tratamento causam a deterioração da qualidade da água e o forte impacto visual a quem circula nas imediações do arroio, afastando o Dilúvio da cidade e seus habitantes.

No município de Canoas, temos o arroio Araçá, que da mesma forma foi canalizado na área da cidade com maior urbanização, além de ser coberto com blocos de concreto na Av. Inconfidência. Também sofre com o esgoto e detritos, sendo identificado por parte da população como um valão.



Um comentário:

  1. Puxa!
    Que coisa a mudança feita na paisagem.
    Nós do Projeto em defesa do Arroio Araçá queremos evitar que seja destruída a natureza em seu entorno.

    Visite nosso blog e junte-se a nós:
    http://arroioaraca.blogspot.com/
    http://picasaweb.google.com/arroioaracacanoas

    ResponderExcluir

Este espaço é seu... Comente o novo post.